Torta de chocolate e avelãs



Avelãs caramelizadas

Ingredientes:
- 150 g de avelãs;
- 75 g de manteiga;
- 5 colh. (sopa) de açúcar;
- 2 colh. (sopa) de água.

Misture todos os ingredientes numa frigideira e, a fogo lento, vá mexendo sempre até começar a caramelizar. Quando as avelãs começarem a dourar, retire e continue a mexer até ficar uniforme.

Torta

Para a base:
- 200 g de farinha;
- 100 g de manteiga;
- 70 g de avelã caramelizadas reduzidas a pó (das que se caramelizaram);
- 1 ovo;
- 1 pitada de sal.

Para a mousse de chocolate:
- 300 g de chocolate meio amargo;
- 75 g de manteiga;
- 5 ovos;
- 270 g de creme de leite;
- 120 g de açúcar;
- 100 g de avelãs caramelizadas.

Para o glaçê:
- 100 g de chocolate meio amargo;
- 1 cx de creme de leite;
- 20 g de manteiga;
- o resto das avelãs caramelizadas.

Prepare a base
Coloque a farinha, as avelãs em pó e o sal numa tigela. Misture. Junte a manteiga amolecida, cortada em pedaços. Misture com a ponta dos dedos e junte o ovo. Faça uma bola e leve a geladeira 30 minutos.
Retire, estenda a massa por cima de papel vegetal que está forrando uma forma de torta e leve a forno pré-aquecido. Quando estiver ligeiramente dourada, retire e monte a forma com o aro lateral.

Para a mousse de chocolate
Derreta o chocolate com a manteiga. Separe as gemas das claras e bata as gemas com o acúcar até esbranquiçarem. Bata as claras em neve e depois junte o creme de leite. Coloque a manteiga e o chocolate derretido sobre as gemas e o açúcar, mexendo sempre.
Junte então as claras com o creme de leite. Separe este preparado em duas partes. Numa parte coloque as avelãs caramelizadas e misture com uma espátula. coloque este preparado sobre a base da torta. Por cima, acrescente o restante da mousse de chocolate.
Alise e leve ao frigorífico de 2 a 3 horas.

Prepare o glaçage
Derreta o chocolate com a manteiga e o creme de leite. coloque por cima do bolo (mousse) . Decore com avelãs e leve de novo a geladeira por 12 horas.

Retire o aro da forma, decore com migalhas de avelãs e com algumas avelãs inteiras.