Torta Tatin


Para a massa podre:
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Para o recheio:
500 g de maçã com polpa firme
95 g de manteiga
150 g de açúcar
150 g de creme de leite fresco

1. Numa tigela, despeje 200 g de farinha. Adicione o açúcar e o sal.

2. Acrescente a manteiga cortada em pedaços pequenos. Misture a farinha com a ponta dos dedos. Despeje então 100 ml de água, mexendo energicamente com uma colher de pau. A massa não deve grudar.

3. Faça uma bola com a massa e passe farinha nela. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

4. Enquanto isso, descasque as maçãs. Corte-as em fatias grossas. Retire a parte dura e as sementes. Corte 75 g de manteiga em pedaços.

5. Unte generosamente uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro. Polvilhe o fundo com 75 g de açúcar. Coloque as fatias de maçã por cima e salpique com o restante do açúcar. Distribua pedacinhos de manteiga por cima.

6. Preaqueça o forno a 180 °e.

7. Enfarinhe uma superfície lisa e plana. Trabalhe a massa com a palma da mão. Enfarinhe o rolo de macarrão e abra a massa até ficar com 4 mm de espessura. Recorte um disco de massa cujo diâmetro seja 4 mm superior ao da fôrma.

8. Cubra as maçãs com o disco, dobrando a massa em volta do recheio para as maçãs ficarem bem envolvidas.

9. Caramelize a torta, colocando a fôrma diretamente sobre o fogo. Deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 3 minutos. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos.

10. Retire a torta do forno e vire-a sobre uma travessa. As maçãs caramelizadas devem ficar por cima. 11. Sirva ainda morna. Despeje o creme de leite por cima ou sirva-o em separado.

Pode-se servir também a Torta Tatin com sorvete de baunilha