Pãezinhos de Batata e Lingüiça


Ingredientes

Para o recheio:
500 g de lingüiça calabresa picada em cubinhos
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho picadinho
¼ de xícara (chá) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 fio de azeite

Para a massa:
30 g de fermento biológico
¼ de xícara (chá) de água morna
½ xícara (chá) de batata cozida e espremida ainda quente
¼ de xícara (chá) de manteiga derretida
¼ de xícara (chá) de açúcar
1,5 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite quente
1 ovo
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 gema para pincelar
2 colheres (sopa) de leite para pincelar

Modo de preparo

Para o recheio:
Aqueça uma frigideira com o azeite. Coloque a cebola e o alho e refogue até que murchem. Coloque a lingüiça e frite, mexendo sempre até que doure por igual. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Misture bem e deixe esfriar. Reserve.

Para a massa: Dissolva o fermento na água morna (cuidado para que não fique muito quente, senão o fermento perderá o efeito). Junte o açúcar, o sal, o ovo, a manteiga, a batata e o leite. Misture bem com as pontas dos dedos. Acrescente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e continue misturando. Aos poucos, junte o restante da farinha de trigo e vá amassando com as mãos até obter uma massa lisa e elástica, mas não muito mole. Deixe descansar em local coberto com pano até que a massa dobre de volume. Sove novamente e molde os pãezinhos, recheando cada um com um pouco da lingüiça já fria. Coloque numa fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo e deixe crescer mais um pouco enquanto o forno aquece a 180ºC.
Misture o leite com a gema e pincele os pãezinhos. Leve ao forno e asse por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva.