Enrolado de canela
Massa:
500 ml de leite
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
1 sachet de fermento seco (pode usar sachets de 6, 7 ou 10g)
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
Recheio
100 gramas de manteiga derretida
1/2 xícara de açúcar
5 colheres de sopa de canela em pó
Numa panela esquente o leite, o óleo e o acúcar sem deixar ferver. Deixe a mistura amornar e quando estiver morno adicione o sachet com fermento seco. Depois de um minuto adicione quatro xícaras de farinha de trigo e mexa com uma colher de pau até incorporar. Deixe a massa descansar para crescer, coberta, por um hora. Depois de uma hora adicione meia xícara de farinha, sal, fermento em pó e bicarbonato. Mexa para incorporar.
Abra a massa sobre uma superfície esfarinhada até formar um retangulo de aproximadamente 20 X 50 cm. Espalhe uma camada de manteiga derretida em toda a superície do retângulo. Salpique uma camada de açúcar e por cima do açúcar uma camada de canela. Enrole a massa sobre a parte menor do retângulo até formar um rocambole de massa. Feche bem as pontas, até que grudem,. Corte fatias do rocambole de massa com aproximadamente 2 cm de largura. Coloque as fatias cortadas em formas de muffin grande ou disponha as fatias numa assadeira retangular. Deixe crescer por mais 20 ou 30 minutos. Asse a 200C por 15 minutos ou até que estejam bem dourados.
Pode-se cobrir os enrolados com uma calda feita com açúcar de confeiteiro, leite e essência de baunilha.A Calda é opcional.