Geléia de maracujá
Ingredientes:
5 maracujás grandes e suculentos (os meus pesaram 815 g)
1 kg de açúcar cristalizado
Preparo:
Lave os maracujás, parta ao 1/2 e retire as sementes. Bata no liquidificador com um pouco de água, mas não bata demais para não triturar as sementes. Passe o suco por peneire fina e reserve.
Coloque as cascas na panela de pressão, cobrindo com água. Cozinhe por 5 minutos. Deixe esfriar um pouco, retire a polpa branca, raspando bem com uma colher. Bata no liquidificador até ficar cremoso, acrescentando um pouco do suco concentrado de maracujá para homogeneizar.
Para cada 2 medidas de polpa, use 1 de açúcar cristal. Leve ao fogo e deixe apurar até começar a aparecer o fundo da panela. Misture o suco concentrado e o restante de açúcar e cozinhe até dar o ponto.
A geléia deve ser colocada nos vidros esterilizados ainda quente.
Para esterilizar, costumo colocar um pano no fundo da panela e acondiciono os vidros e as tampas. Depois que começa a ferver, conto mais 10 minutos e desligo. Retiro os vidros com pinça e deixo-os emborcados sobre pano limpo. Dessa forma eles secam facilmente. Se ficar algum resíduo de umidade, é só secar com o pano. Isso garante a durabilidade da geléia.
Apesar da quantidade de açúcar, o resultado é uma geléia azedinha e muito gostosa.